Está no ar a ASM 7.5!

Como todos sabem, em todos os anos há uma versão nova do visual do site, sendo que atualmente estamos na sétima versão (2011). Com esta atualização, podemos renomear como “7.5”, pois não se trata de um novo layout, que permanece exatamente o mesmo, mas sim uma grande mudança do modo e conceito de navegação do site daqui em diante.

Todos já estão acostumados com a barra inferior do site, na qual todos os links necessários estavam presentes, porém era uma reclamação constante dos usuários a ausência da opção de abrir os links em uma nova aba ou página. Como é de costume, a ASM sempre dá ouvidos à criticas construtivas e trabalha pelo bem estar e conforto dos usuários dentro do site.

Contudo, não apenas fomos atrás de uma solução, como demos um enorme passo adiante, que é a eterna filosofia da ASM: sempre inovar. A partir de agora, todas as páginas do site estão a apenas um clique de distancia. Vocês queriam poder abri-las em uma nova página? Fomos além: agora você pode abrir na mesma página, sem sair da atual, claro!

Como? Clicando em um dos links da barra de navegação, uma pequena janela irá se abrir, exibindo as informações da página que você deseja consultar. Horários das aulas? Calendário? Lista de funcionários da escola ou do ministério? Ou até mesmo o elenco das equipes de quadribol da Liga Italiana? Tudo isto está agora a um clique de distancia! Tudo sem precisar abrir outra janela e também sem precisar abandonar a página em que você se encontra, tornando as consultas muito mais fáceis e rápidas!

Para outras páginas, como o Jornal (La Gazzetta del Profeta), o fórum, a Biblioteca (ASM Wiki), o Blog da Administração ou mesmo o Twitter, será exibido um menu com as últimas notícias ou principais atalhos, de modo, mais uma vez, a tornar a sua navegação mais fácil e rápida.

Twitter, galerias de fotos, vídeos e wallpapers, todos estão lá, com seus menus próprios!

E, mesmo com as opções de consultas rápidas, se você quiser abrir a página, seja na janela/aba atual ou em uma nova, claro, você pode!

Era também uma queixa constante de algumas pessoas que alegavam clicar por engano na barra inferior enquanto estavam no chat. Para isto, tornamos possível minimizar a barra, podendo ser restaurada a qualquer momento!

Para finalizar, anunciamos a exclusão do messenger, que estava presente na barra de navegação. Este era um recurso raramente utilizado pelos usuários, assim como também era desnecessário devido à existência do chat e dos sussurros (as mensagens pessoais do chat). Além disso, o simples fato dele existir consumia bastante os recursos de hospedagem do site, o que, aliado ao seu baixo uso, o tornava extremamente obsoleto.

Esperamos que todos curtam a nova experiência de uso da ASM. Tudo que fazemos, é pensando em apenas nos nossos usuários. Pedimos desculpas pela falta de atualização de algumas partes do site nestas últimas semanas. Todos os esforços estavam concentrados nesta atualização. Acho que valeu a pena, não é mesmo?

ASM, na nossa frente só você!

Post Scriptum: Estamos abertos à novas idéias para a barra de navegação. Caso alguém tenha alguma, deixe nos comentários.